You are here:  / Críticas / Trailers / Fragmentado, o retorno de M. Night Shyamalan

Fragmentado, o retorno de M. Night Shyamalan

M. Night Shyamalan já foi chamado de ‘o novo Hitchcock’ após o excelente ‘O Sexto Sentido’, depois encarou ‘Sinais‘ e ‘Corpo Fechado’ (bons filmes vendidos de maneira equivocada) e o irregular ‘A Vila‘. Dali em diante, foi ladeira abaixo para o diretor, com títulos tão equivocados quanto ‘A Dama na Água’, ‘Fim dos Tempos’ e ‘Depois da Terra’, só para citar alguns. Quando muitos achavam que ele não daria a volta por cima, eis que fomos presenteados com ‘A Visita’ e agora este ‘Fragmentado‘.

A primeira coisa a ressaltar aqui é o trabalho impecável de James McAvoy, que personifica as diversas características de seus inúmeros personagens de maneira brilhante, além da câmera esfuziante do diretor, que encontra nos close up a forma para explorar todo seu descontrole e dos olhos amedrontados da talentosa Aya Taylor-Joy, que já tinha demonstrado potencial em ‘A Bruxa‘.

O suspense está lá para quem quiser ver e com boas sequências e a convivência de Kevin com a Dra. Karen Fletcher é uma força motriz, assim como as descobertas que as garotas sequestradas fazem. Mas ao tentar dar uma explicação para as atitudes de Kevin, para que o espectador o visse como uma espécie de vítima, Shyamalan extrapola e cria, em seu terceiro ato, uma espécie de outro filme dentro de ‘Fragmentado’.

fragmentado

Pôster do filme

Em um certo dia, quando três garotas estão num estacionamento, dentro de um carro, prestes a voltar para suas casas, um homem as sequestra. No cativeiro, elas começam a conviver com as múltiplas personalidades do sequestrador, ao mesmo tempo que tramam um plano para tentarem fugir.

Para quem procura reviravoltas surpreendentes, esqueça. Para quem procura algo com tanto impacto quanto ‘O Sexto Sentido’, esqueça. E esqueçam também as críticas que davam a entender que encontrariam aqui o maior exemplar do gênero nos últimos tempos. O indiano vem ressurgindo aos poucos, mas não dá para superestimar o projeto. Por fim, uma dica importante é assistir a ‘Corpo Fechado’ antes deste, senão você ficará boiando no final.

Título Original: Split
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos)
Dir: M. Night Shyamalan
Elenco: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley

ORÇAMENTO: 9 Milhões de Dólares
NOTA: 7,5

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Board Games