You are here:  / Entrevistas / ENTREVISTA COM UMA DAS PRODUTORAS DO ‘FESTIVAL PEQUENO CINEASTA’

ENTREVISTA COM UMA DAS PRODUTORAS DO ‘FESTIVAL PEQUENO CINEASTA’

Você pode imaginar o que uma criança é capaz de fazer com uma câmera na mão? No mundo inteiro o audiovisual é usado para que crianças possam contar suas histórias.

O Festival Internacional Pequeno Cineasta tem o objetivo de reunir estas histórias, na cidade do Rio de Janeiro, e mostrar ao público o que acontece quando se da este poder às crianças.

Desde a primeira edição surgiram histórias variadas, multiculturais, detalhadas em seus temas e com uma riqueza, especialmente útil para se discutir valores e educação na infância.
Hoje entrevistaremos uma das produtoras do Festival, Daniela Gracindo.

Cinema e Pipoca: Como surgiu a idéia do Evento?
Daniela Gracindo: Tudo partiu de um curiosidade que eu tinha, do que uma criança poderia fazer com uma câmera não mão? E resolvi formar uma turma de Pequenos Cineastas. A primeira turma foi em 2009 e até hoje já passaram pela Oficina Pequeno Cineasta por volta de 200 crianças em 17 turmas. A partir do resultado dos trabalhos, que foram incríveis, comecei a pesquisar pelo mundo se havia outras iniciativas do ensino e produção da linguagem com crianças, e descobri muitos trabalhos de altíssima qualidade. Assim em 2010 realizei a 1a edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta que em agosto deste ano já terá sua 3a edição.

CP: Quantos filmes normalmente são exibidos? E como é feito a escolha deles?
DG: A média de filmes selecionados para exibição são 60 curtas metragens, de todos os gêneros (animação, ficção, documentário e experimental). Os filmes que irão concorrer nas mostras competitivas são selecionados pela direção e curadoria do Festival. Os filmes que serão premiados são escolhidos por um juri composto por 10 Pequenos Cineastas convidados, a cada ano, que avaliam junto com a orientação de um profissional do mercado cinematográfico convidado. Este ano os convidados foram o cineasta Walter Lima JR para a categoria Crianças (de 8 a 13 anos) e a coordenadora da cadeira de cinema da UNESA Gisele Barreto para categoria jovens (de 14 a 17 anos)

CP: Houve alguma novidade nesta edição, em relação ao ano passado ?
DG: Sim! Nas duas edições anteriores nos chamou a atenção a quantidade de filmes recebidos com a temática de sustentabilidade, então criamos a mostra Sustente Sua História que será realizado no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico no penúltimo dia (31 de agosto, sabado) da 3a edição.

CP: Existe algum nome em maior destaque, que saiu do Festival Internacional Pequeno Cineasta?
DG: Já tivemos atores mirins participando das Oficinas, e se tornando também Pequenos Cineastas como por exemplo o Matheus Costa, que foi inclusive nosso mestre de cerimônia em 2011. Este ano teremos o Rafael Valença, (que já participou de umas 4 turmas dirigindo uns 3 curtas) apresentando o Festival ao lado de seu pai Alceu Valença que também está para lançar seu primeiro longa metragem.

CP: Quais as oficinas que serão disponibilizadas durante o Festival? Como fazer para participar?
DG: Iremos oferecer a Oficina “Cinema na Sala de Aula” voltada para educadores e líderes comunitários, que será dada pela Venezuelana Rita Helena Ávila, e o workshop para crianças entre 10 e 15 anos do espanhol Diego Betancour, que dirige a Oficina La Bici de ET, em Madrid. As datas ainda estão para serem confirmadas, mas quando abrirmos as inscrições, o critério vai ser por “ordem de chegada” até o limite das vagas. Assim que forem confirmadas as datas divulgaremos mais informações a respeito no site www.pequenocineastafest.com.br

CP: Como você enxerga o atual momento do cinema nacional de um modo geral?
DG: Percebo o renascimento das produções nacionais de maneira rica em diversidade e animadora, já que estamos aumentando o número de produções e de público, embora ainda precisamos de muita batalha para consolidar o mercado cinematográfico no Brasil.

CP: Para quem não conhece, em quais locais são exibidas as sessões e quais serão os horários?
DG: Este ano teremos o evento em 3 pontos do Rio de Janeiro, Instituto Cervantes de Botafogo, Arena Carioca Dicró na Penha e no Museu do Jardim Botânico. Os horários e datas com a programação completa estão disponíveis em www.pequenocineastafest.com.br

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas