You are here:  / Entrevistas / Esta no Wattpad / ESTÁ NO WATTPAD: ‘ENTIDADES’

ESTÁ NO WATTPAD: ‘ENTIDADES’

A aventura fantástica “Entidades”, escrita por Jhon Lucas Paes, é um ótimo começo para um autor de apenas 15 anos.

O livro conta a história de Lola, uma estudante com alguns problemas familiares, entre eles uma relação conturbada com a própria mãe e um passado obscuro do pai. O início do livro, que lembra na primeira parte as obras de John Green, mostra ao leitor a relação da menina com a família, incluindo o irmão caçula, e também de seus colegas e amigos da escola. Aos poucos, são inseridos na história elementos fantásticos, como um jovem misterioso que a salva em algumas oportunidades, e pessoas aparentemente possuídas por demônios, transformando-as em criaturas com olhos vermelhos.

Especialmente no caso de Lola, o leitor cria empatia logo de cara com a personagem, já que possui um gênio forte, com problemas pessoais e uma vitalidade interessante. Quando os demônios começam a ser inseridos, a trama ganha um novo fôlego.

Entretanto, alguns cuidados acabaram não sendo tomados. Seria preciso realizar uma revisão no texto para que erros de digitação não passassem despercebidos. Não são erros extremamente comuns, mas chega a incomodar. Porém, a pior informação de todas vem no final do primeiro capítulo: o autor decidiu parar com as publicações no Wattpad, já que irá publicar este livro no formato físico.

“Não irei publicar mais nenhum capítulo o Wattpad. (…) Em breve irei excluir grande parte dos capítulos e deixar somente alguns para amostra. Se você pensou que esta é uma tática para que pessoas comprem meu livro quando ele for publicado, você está parcialmente certo. Pois a outra (justificativa) é o plágio”.

E, ao final, agradece aos leitores.

“(…) agradeço muito aos que leram Entidades até aqui. Sem vocês, nada disso seria possível”.

Apesar da interrupção precoce nas postagens do Wattpad, “Entidades” é uma leitura divertida. Quem quiser saber mais sobre o escritor, pode acessar também sua página oficial jhonlucas.weebly.com. É bom ficarmos de olho neste jovem prodígio Jhon Lucas Paes.

Confira a entrevista que fizemos com o autor Jhon Lucas Paes.

ENTREVISTA

Cinema&Pipoca – Olá Jhon, obrigado por ter aceitado o convite. Há quanto tempo você está no Wattpad e qual sua opinião a respeito desta rede social?
Jhon Lucas – Há um ano eu me juntei ao Wattpad e eu nunca imaginaria que esse simples ato mudaria minha vida. Acho que o Wattpad é uma rede social essencial para todos aqueles que amam e se sentem bem escrevendo histórias, ele permite que publiquem de graça aquele livro que você queria tanto que alguém lesse, mas que não tinha condições de começar publicando em uma editora grande.

CP – O seu livro já foi publicado por uma editora? Como está o processo?
JL – “Entidades” será publicado sob demanda pelo Clube dos Autores ainda este ano, mas devo admitir que o processo – principalmente o de revisão – está um pouco lento. Pretendo publicá-lo no segundo semestre de 2015, e também republicar os capítulos – só que dessa vez totalmente revisados – no Wattpad.

CP – Qual foi a importância do Wattpad para que você conseguisse que seu livro fosse publicado?
JL – Particularmente nenhuma, pois não foi a editora que veio até mim e sim o contrário. Mas eu creio que o Wattpad também possa permitir o reconhecimento de livros no mercado editorial, até porque eu já vi muitos casos de livros e escritores que fizeram sucesso por lá e foram publicado por editoras grandes.

CP – Você criou um método diferente de divulgação e de interação com os leitores de seu livro: um grupo no Whatsapp. Como funcionou? Achou válido? Como foi a participação dos leitores no desenvolvimento da história?
JL – Sim, totalmente válido. Meus leitores foram completamente essenciais para o desenvolvimento da história abordada em Entidades, suas opiniões fizeram que eu mudasse muitas coisas das quais, sem eles, nunca teria percebido. Além de ter feito muitas amizades com pessoas que também escrevem para o site, foi muito satisfatório.

CP – A primeira parte da história que está disponível no Wattpad me lembrou a construção dos personagens de John Green, em especial se analisarmos a personagem principal, Lola. Os livros dele te inspiraram de alguma forma? Quais são suas principais inspirações para a criação deste livro?
JL – Eu adoro os livros do John Green. Meu favorito é Cidades de Papel, mas devo admitir que seus livros são fizeram parte da minha linha de inspiração para criação do livro. A história inserida em Entidades vem martelando em minha cabeça há muito tempo, para ser mais especifico, desde em que assisti “Carrie, A Estranha” pela primeira vez. A história original de Entidades era para ser bem diferente da que conhecemos hoje, sendo bem semelhante a de Carrie, sobre uma garota problemática que descobre ser portadora de poderes sobre-humanos e que passaria a usá-los para se vingar daqueles que a atormentavam, em especial seus colegas de classe. Mas essa premissa não havia me agradado muito, parecia pouco original e clichê. Foi então que, aos poucos, a história foi se desenvolvendo cada vez mais dentro da minha cabeça até chegar ao que conhecemos hoje.

CP – A história se passa em uma cidade dos EUA. Existiu algum motivo para isso, ou escolheu uma cidade fora do Brasil por afinidade cultural?
JL – Talvez esse tenha sido um dos grande problemas na hora de contar a história de Lola Witt, pois eu estava muito em dúvida sobre aonde se passaria a história. Eu sempre quis que fosse nos Estados Unidos – talvez por ser um país com cidades em que sonho em visitar – porque nunca me senti a vontade escrevendo um história em que se passa no Brasil, simplesmente por não achar um cenário legal. Mas então, como eu escreveria um livro em que se passaria em um lugar onde eu nunca estive e não sei nada sobre? Foi então que a ideia de criar uma cidade fictícia submergiu minha mente, e assim surgiu a pacata Riverdown.

CP – Além de autor, você também lê livros no Wattpad? Se sim, qual você indica?
JL – Admito que não uso tanto a plataforma para ler, mas eu posso indicar três livros que vagamente acompanho: Herdeiros do Amanhecer, do meu amigo Lucas Araújo. Qualquer história escrita por ele é fantástica, recomendo muito. Também indico Rainha dos Corações Congelados e O Lado Obscuro da Casa.

CP – Quais outros livros você já tem publicado, no Wattpad ou fora dele?
JL – Tenho panejado para ainda nesse primeiro semestre do ano publicar no Wattpad o primeiro livro de uma trilogia que se chamará Radioativos.

SOBRE O AUTOR
Jhon Lucas tem 15 anos e moro em Macapá, capital do Amapá. Autor do livro Entidades, que conta com 129 mil visualizações, 2,5 mil votos e 239 comentários. Jhon pode ser encontrado no Wattpad pelo link http://www.wattpad.com/user/JhonLucasPaes.

SOBRE O WATTPAD
A rede social Wattpad possibilita ao internauta compartilhar suas próprias histórias literárias na web em uma plataforma interessante e fácil de usar. Gratuita, o internauta pode fazer o cadastro no próprio site, ou vincular com sua conta do Facebook. Leia mais sobre o aplicativo na coluna Está no Wattpad.
Este é um espaço dedicado a ajudar você a encontrar boas histórias nessa plataforma. Quem sabe seu próprio livro não terá uma matéria exclusiva no Cinema e Pipoca? Para isso, basta entrar em contato comigo pelo próprio Wattpad, através da conta Danilo Pessoa.

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca