You are here:  / Críticas / ELYSIUM

ELYSIUM

Neil Blookamp gosta de mexer nas feridas expostas em nossa sociedade, pois criou a ótima ficção científica de baixo orçamento ‘Distrito 9’, que era uma claríssima alusão ao Apartheid e agora vem com ‘Elysium’, tentando esboçar a diferença entre as classes e os países desenvolvidos e sub-desenvolvidos.

O elenco globalizado conta com os americanos Matt Damon (‘O Ultimato Bourne‘) e Jodie Foster (‘O Silêncio dos Inocentes’), os brasileiros Wagner Moura (‘Tropa de Elite’) e Alice Braga (‘Cidade de Deus’), o sul-africano Sharlto Copley (que trabalhou com Blookamp em ‘Distrito 9) e o mexicano Diego Luna (‘E Sua Mãe Também’). Mas os problemas começam por aí, já que apenas Copley consegue uma atuação digna de comentários – Wagner Moura, apesar de estar confortável no papel do hacker Spider, traça características estereotipadas ao seu personagem.

Os 30 primeiros minutos nos mostram o potencial que ‘Elysium’ poderia ter, onde a tecnologia acabou por substituir seres humanos, os cuidados com a saúde são deploráveis e o sonho dos imigrantes ilegais tornam-se uma espécie de utopia suicida. Para tentar equilibrar o roteiro e levar os espectadores ocasionais para o cinema, o diretor moldou uma ação desenfreada mas um tanto desconexa – a escolha de colocar apenas explosões no terceiro ato é uma ferramenta rasa demais.

O ano é 2159 e enquanto alguns afortunados vivem numa estação espacial conhecida como Elysium, outros se amontoam na Terra. O governo tenta de todas as maneiras impedir que imigrantes ilegais entrem na estação. Cansado de toda diferença de classes, Max tentará de tudo para chegar em Elysium e levar consigo as pessoas que amam.

Se estivéssemos diante de uma ficção científica trash, seria muito mais fácil de engolirmos determinadas idéias e conceitos, mas para um projeto de 150 milhões de dólares, há excessos e decisões pouco plausíveis. A intenção inicial era válida, mas de boas intenções Hollywood está cheia, faltou apenas os produtores entenderem que nem todo dinheiro do mundo pode comprar a liberdade criativa de um diretor.

Título Original: Elysium
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Neill Blomkamp
Elenco: Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Alice Braga, Diego Luna, Wagner Moura, William Fichtner

ORÇAMENTO: 150 Milhões de Dólares
NOTA: 5,0

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca