You are here:  / Críticas / ELA

ELA

Spike Jonze é um homem sensível – e meio esquisito, é verdade –, que consegue dialogar e tirar do espectador os mais profundos sentimentos de sua alma. Foi assim com os dramas ‘Quero ser John Malkovich’ e ‘Adaptação’, na fantasia ‘Onde Vivem os Monstros’ e agora em ‘Ela’, que é um dos melhores filmes dos últimos anos, interpretado magistralmente por Joaquim Phoenix (Gladiador).

Todo tipo de relacionamento amoroso consiste em se tornar um pouco amalucado e com seu tratamento de roteiro único, Jonze faz não só o personagem Theodore, como todos nós nos apaixonarmos por aquela voz feminina (trabalho ótimo de Scarlett Johansson) dentro de um incrível Sistema Operacional. Temos aqui, um protagonista de meia idade que ainda não amadureceu totalmente para o amor, mas encontra em Samantha uma forma de entender a si mesmo.

Planos longos como aquele em que o estranho casal passeia entre as pessoas dentro de uma estação de metrô ou os longos diálogos antes de irem dormir, atingirão em cheio até os corações mais frios. Não tivesse um ator competente como Phoenix, ‘Ela’ poderia ser apenas uma tentativa de filme indie sem conteúdo e paixão, o que não é o caso.

Em um futuro próximo, conhecemos Theodore, que acabou de sair de um relacionamento e ainda sofre com a paixão que nutre pela ex. Adquire então, um novíssimo Sistema Operacional para facilitar e organizar melhor sua vida. Para sua surpresa, o SO é tão incrível que vai aperfeiçoando-se conforme o tempo passa e Theodore acaba apaixonando-se pela voz atraente vinda do computador.

Indicado a 5 Oscares, incluindo Melhor Filme, ‘Ela’ mescla drama, ficção e romance como poucas obras um dia conseguiram, pena que será quase impossível sair da noite de premiação com alguma estatueta.
Por fim, Theodore pergunta a si mesmo se seu relacionamento com um computador não seria um ato doentio. Mas hoje em dia, a ligação quase carnal entre homem e máquina não é algo a ser questionado?

Título Original: Her
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Rooney Mara, Amy Adams, Olivia Wilde, Chris Pratt

ORÇAMENTO: —
NOTA: 9,0

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas