You are here:  / Destaque / Entrevistas / Entrevistamos Danilo Modolo do Canal TokuDoc

Entrevistamos Danilo Modolo do Canal TokuDoc

Se você é fã de tokusatsu já deve ter visto este cara nas redes sociais. Ele é Danilo Modolo do Canal TokuDoc e autor do livro Ultraman, que saiu no ano passado pela Editora Estronho. Seu canal já conta com mais de 200 vídeos, que variam entre entrevistas, novidades do gênero, listas e muito mais.

Em relação aos meios para assistirmos estas séries atualmente mudaram pois “hoje existem séries sendo transmitidas oficialmente e de forma legal, só que via streaming. Muitos clássicos e séries mais atuais da franquia Ultraman seguem estreando em português e legalizadas pra quem quiser. O erro é só pensar em TV aberta, o mundo e as maneiras de exibição evoluíram“.

Confira o bate papo na íntegra logo abaixo:

Cinema e Pipoca: Como surgiu o seu interesse por Tokusatsu e quais as primeiras séries que lembra ter assistido?
Danilo Modolo: Lembro de ver os Ultra e Spectreman no SBT ainda bem novo na TVS, mas nada que ative tanto a memória afetiva como foi com Jaspion e Changeman na Manchete, na verdade antes, pois conheci as series antes de ir ao ar, através das fitas VHS. me encantei com aquilo antes mesmo de saber que era. Daí, quando entrou na TV não teve como controlar a febre

Danilo Modolo do Canal TokuDoc

Capa de um dos vídeos do Canal TokuDoc

Cinema e Pipoca: Há quanto tempo existe o canal TokuDoc? Esperava um crescimento tão grande e este interesse do público brasileiro, ainda hoje, por tokusatsu?
Danilo Modolo: Os programas começaram em janeiro de 2014, mas meses antes eu já estava planejando como fazer a abordagem. Era outra maneira, totalmente diferente, de apresentação e postura. Fui aprendendo e absorvendo o que o publico pedia e o TokuDoc é como é hoje graças ao feedback dos seguidores.

O crescimento aconteceu organicamente e foi positivamente assustador (e ainda é) . Tokusatsu é um tema que já foi mainstream e já foi quase nulo por um tempo, mas hoje com a ajuda da internet e do interesse das pessoas, está mito melhor e maior. É um meio termo dividido entre a nostalgia e a curiosidade pelas produções atuais. O plano é aumentar isso ainda mais.

Cinema e Pipoca: O processo de criação do livro sobre Ultraman demorou muito tempo? Você já tinha este projeto em mente há muito tempo?
Danilo Modolo: Eu fui convidado a escrever o livro, não era o plano pro momento, foi uma surpresa e uma responsabilidade divertidíssima e assumir. O projeto levou um ano e meio pra ser desenvolvido, contando planejamento, pesquisas e escreve-lo. Tudo isso ainda levando o canal a frente e trabalhando como um ser humano responsável qualquer.

Danilo Modolo do Canal TokuDoc

Capa de um dos vídeos do Canal TokuDoc

Cinema e Pipoca: Para quem quiser, como fazer para comprar o livro?
Danilo Modolo: Hoje, o livro só se encontra online pelo site da Editora Estronho

Cinema e Pipoca: Consegue fazer um top 5 dos filmes baseados nestes heróis (sejam eles metal hero, super sentai e etc.) como indicação para nossos leitores?
Danilo Modolo: Mais que filmes, comento boas produções para quem quiser se atualizar e matar as saudades.

– As novas séries de Ultraman estão sensacionais, trazem elementos clássicos revisitados e muita nostalgia, já que os heróis antigos vistos na TV brasileira seguem aparecendo. Os mais recentes GEED, ORB e X são ótimas portas de re-entrada.

– O filme de 2017 “Space Squad” traz de volta Jaspion e Gavan, além de mais outros heróis e vilões que vão pirar os nostálgicos.

– A série NINNINGER, de 2015 trata do tema ninjas e nosso querido Jiraiya reapareceu em um episódio, interpretado pelo ator original, com o traje original.

– Para quem cresceu e acha tudo muito infantil, a franquia GARO pode satisfazer, tem boas cenas, um roteiro mais maduro e até peitinhos, mas mantém a magia do tokusatsu fortemente.

– E por último pra quem acompanho ou acompanha Power Rangers, recomendo buscar a série original japonesa equivalente, ninguém que fez se arrependeu.

Danilo Modolo do Canal TokuDoc

Capa de um dos vídeos do Canal TokuDoc

Cinema e Pipoca: Num balanço geral, como foi 2017 nos cinemas para os tokusatsu?
Danilo Modolo: Tivemos filmes importantes pra revalorizar esse universo. A nova versão de Power Rangers surpreendeu muita gente, pois trata os heróis diferente da TV. Os filmes de Ultraman são sempre ma grata surpresa pela atualização e fidelidade a franquia. Graças aos novos filmes de Kamen Rider, trazendo heróis antigos, as gerações estão se conhecendo. E Godzilla segue sendo destruidor, tanto em números como em audiência.

No Brasil não há o costume de filmes assim em cinemas, mas no Japão é muito forte e arrecada muito, mantendo a chama acesa e esse comércio ativo.

Cinema e Pipoca: E o que podemos esperar para 2018?
Danilo Modolo: Espero que seja tão bom ou melhor, com mais gente (re)descobrindo esses heróis e mostrando que ainda há muita força no Brasil pra esse gênero.

Danilo Modolo do Canal TokuDoc

Capa do livro Ultraman

Cinema e Pipoca: Quais as pessoas que você sonhava conhecer e conseguiu por conta do TokuDoc? 
Danilo Modolo: Eu tive a alegria de conhecer e me aproximar de pessoas que eu admirava a distância desde sempre. Meu livro, por exemplo, tem o prefácio escrito pelo Alexandre Nagado, que acompanho desde que lia as revistinhas “Herói”, entrevistei o Sr Egashira, que foi o responsável pelo estouro das séries da Manchete, e abri algumas portas com atores e artistas que eu já admirava há tempos, isso pra dar poucos e pequenos exemplos, mas há também nomes não conhecidos dos bastidores que fazem bastante diferença.

Cinema e Pipoca: Quais os próximos passos do Canal TokuDoc em 2018? E veremos novos livros escritos por você?
Danilo Modolo: Os livros demoram mais pra acontecer, mas estão nos planos, com certeza. O canal segue sempre em evolução, com mais gente acompanhando e apoiando, mais portas se abrem. Como sempre digo a ideia é mostrar que o tokusatsu ainda tem muita força no Brasil. E agradeço a oportunidade de mostrar um pouco mais desse universo aqui. Obrigado pela abertura.

Conhecia Danilo Modolo do Canal TokuDoc? O que achou do bate papo? E você acompanha séries tokusatsu?

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Board Games