You are here:  / Críticas / Destaque / Mostra / Trailers / 1º Dia da Mostra Cena Cine | Corte Seco

1º Dia da Mostra Cena Cine | Corte Seco

O cinema de Renato Tapajós, assim como sua trajetória de vida, é de militância, mas ao contrário de projetos anteriores como ‘O Rosto no Espelho’ ou ‘A Batalha de Maria Antônia’, que são documentário, resolveu filmar sua primeira ficção e se dá bem, principalmente no quesito do realismo.

Corte Seco foi exibido na Mostra Cena Cine, aqui na cidade de Campinas e logo após houve uma roda de debates com o próprio diretor. O interessante é que o projeto se passa na época da ditadura militar, mas o enfoque acaba sendo menos na questão política – que é vista em breves momentos – e mais as torturas em si.

Desde os primeiros minutos notamos o quão pessoal Corte Seco é, por conta da veracidade na violência, que é incômoda e potente, e da reconstrução de cada detalhe, tanto nas vestimentas, quanto nas locações (a cena da tomada da rádio é a maior prova disso). O problema é que, às vezes, há um excesso de xingamentos e uma teatralização nas atuações.

O que incomoda – e acontece quase sempre em nosso país, quando a questão é cinema independente – é saber que só após dois anos do seu lançamento, o drama é exibido em Campinas, local onde foi filmado. Nos trechos a seguir, Tapajós fala sobre seu trabalho.

Título Original:Corte Seco
Ano Lançamento:2014 (Brasil)
Dir:Renato Tapajós
Elenco: Gabriel Miziara, Alexandre Caetano, Daves Otani, Gustavo Valezi, Eduardo Ozório

ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,0

Entrevista:

Trailer do Filme:

Por Éder de Oliveira

Confira outras críticas de filmes no Cinema e Pipoca

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas