You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / Coringa vai dar o Oscar para Joaquin Phoenix?

Coringa vai dar o Oscar para Joaquin Phoenix?

Se a DC/Warner errou muito nos últimos anos, com filmes como Esquadrão Suicida ou mesmo Liga da Justiça, é fato que 2019 coroou o retorno da empresa aos holofotes por motivos mais satisfatórios, pois com Shazam! veio a diversão escapista e agora chega um drama pesado de um dos maiores vilões de todos os tempos. E a pergunta que fica após os créditos subirem é: Coringa vai dar o Oscar para Joaquin Phoenix?

Ainda não sabemos, mas o fato é que o ator some na pele de Arthur Fleck, dando ao personagem um sem número de camadas e fazendo com que suas gargalhadas deixem o espectador desconfortável (de maneira positiva) com elas. E como estudo psicológico, é notável perceber que no primeiro ato ele esteja curvado como um párea da sociedade e no terço final, quando se descobre, mostra confiança e leveza em todos os atos – e os ângulos de câmera acompanham esta jornada.

Como outros sites já disseram, há referências a Taxi Driver, Laranja Mecânica, Chaplin e tantos outros, mas também tem propriedade para funcionar como produto solo e isso tudo se deve a direção de Todd Phillips, que sai das comédias e vai para o drama pesado e com violência crua, mesmo que haja pitadas de humor sarcástico aqui ou ali. Já Robert De Niro, outro nome importante do elenco, está a vontade, praticamente revivendo seu papel em O Rei da Comédia.

Coringa vai dar o Oscar para Joaquin Phoenix?

Pôster do filme

Houveram apenas dois pontos muito pequenos que faria diferente:

  • o roteiro, por vezes força o drama na vida de Fleck, me fazendo lembrar de projetos de Iñarritu, por exemplo;
  • e poderia ter sido finalizado naquele “primeiro desfecho” – quem assistiu sabe do que estou falando.

Mas calma, isso é apenas uma gota no oceano… sem contar que nunca vi Gothan tão decadente e nem a família Wayne ter um foco alongado e bem trabalhado. No caso das polêmicas em cima do filme, isso só prova o quanto o público de hoje em dia é sensível para certas coisas, pois se para para analisar, verá que as sequências violentas estão lá por um propósito narrativo e diversos outros diretores e filmes já fizeram isso antes.

E pensando sobre a questão: Coringa vai dar o Oscar para Joaquin Phoenix? Veja a cena dele dançando no banheiro e me diga se o cara não merece!

Sinopse de Coringa:

Arthur Fleck trabalha como palhaço para uma agência de talentos, mas é acompanhado de perto por uma agente social por conta de seus problemas mentais. Depois de ser demitido, Fleck acaba matando três homens de Wall Street dentro do metrô. Inesperadamente, estes assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.

Título Original: Joker
Ano Lançamento: 2019 (Estados Unidos/Canadá)
Dir: Todd Phillips
Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy, Brett Cullen, Shea Whigham

ORÇAMENTO: 55 Milhões de Dólares 
NOTA: 9,0

Confira também um dos nossos vídeos do Canal Cinema e Pipoca

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca