You are here:  / Críticas / CÓDIGO DE CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA

wikicine.com.br

 

O cinema já nos proporcionou diversas surpresas, roteiros densos e milimetricamente escritos que nos deixar boquiabertos com as peripécias dos personagens. Ultimamente é raro isso acontecer, até porque Hollywood se prendeu aos infinitos remakes dos terrores oitentistas e nos desfechos com soluções fáceis, bocejantes e muitas vezes irritantes.

Quando assisti ao primeiro trailers de ‘Código de Conduta’, percebi que poderia estar à frente de algo diferenciado, usufruindo de dois astros espetaculares como Jamie Foxx (‘Ray’) e Gerard Butler (‘300’) e trazendo a tona os meandros e falhas no sistema judicial norte-americano. Porém, tínhamos atrás das câmeras F. Gary Gray, que tem no currículo ‘Uma Saída de Mestre’ por exemplo, que é divertido e só.

O primeiro ato é sensacional, cruel e intenso e começa com o assassinato da família de Clyde Shelton por dois assaltantes que invadem sua casa. Um dos culpados ganha liberdade ao fazer um acordo com o promotor Nick Rice e o outro é executado, mas algo sai errado. Anos mais tarde, o criminoso é encontrado morto e Clyde vai preso, mesmo sem provas concretas. O que o ex-pai de família quer é desmantelar o sistema judicial, corrupto e decadente.

O diretor disponibiliza uma violência quase gratuita na tela (a morte da prefeita, o esquartejamento de um homem, a explosão no estacionamento) e todas as boas intenções da trama são jogadas para escanteio e acabam sendo incoerentes e inaceitáveis. Com um desfecho que ofende a capacidade de raciocínio do espectador, ‘Código de Conduta’ deixa claro que realmente está cada vez mais raro sermos surpreendidos nas telonas.

Título Original: Law Abiding Citizen
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir.: F. Gary Gray
Elenco: Jamie Foxx, Gerard Butler, Colm , Bruce McGill, Leslie Bibb, Michael Irby, Gregory Itzin, Regina Hall

ORÇAMENTO: 40 Milhões de Dólares

Comente via Facebook

Comentários

3 COMMENTS

  • E aí cara, quanto tempo!
    Ainda não vi esse filme, mas ele sempre me pareceu meio mediano…

    Aproveito pra divulgar o meu novo blog, por enquanto eu tô só reciclando posts do CineMaxi, mas daqui a uma semana a coisa vai mudar.
    Até mais.

  • Concordo com a tua pontuação ao filme, achei um pouco "americano",embora a parte inicial esteja muito bem a parte final foi muito fraca

  • quando assisti o trailer esperava bem mais, não do desenrrolar do filme, pq pra mim foi otimo só odiei o final, cagaram hein

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas