You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / CHAPPIE

CHAPPIE

O ser humano sempre buscou uma resposta palpável para O que seria a alma e consciência?. E Neill Blomkamp, em seu terceiro longa metragem, trás ao público, depois do fraco ‘Elysium’, a alma de um diretor apaixonado e a consciência de que tem uma assinatura própria e verossímil.

‘Chappie’ nasce indefeso e aberto a todo tipo de influências e ensinamentos, como um bebê, mas o tempo passa e ele se transforma num jovem rebelde, que sempre encontra na figura matriarcal uma fonte de segurança e apoio. Ou seja, é a figura humana encarnada num robô, em um mundo distópico e devastado pela pobreza.

Blomkamp reutiliza fórmulas já vistas em ‘Distrito 9’, como os especialistas falando de maneira quase documental e dá ao espectador uma espécie de fábula cyberpunk (com referências a Pinóquio) onde as escolhas dos personagens podem lhes trazer consequências nada agradáveis.

Como já dizia um grande amigo meu: “Chappie aprende muitas coisas do nada e isso é um dos problemas”. E depois de muito raciocinar, acabei concordando com ele, pois há um atropelo em determinadas ações que acabam incomodando, mas nada disso tira seu brilho.

Após colocar robôs-policiais nas ruas da África do Sul, o criador das máquinas quer inserir emoções dentro deles – algo que a diretora da empresa não autoriza. Então, Deon rouba um modelo defeituoso e cria Chappie, mas este é sequestrado por um grupo de ladrões. Agora o cientista precisa salvar sua criação e lutar contra pessoas de dentro da empresa, que querem sabotar a experiência.

Hugh Jackman como vilão, com seus mullets esquisitos e Dev Patel com cara de nerd, são os dois extremos da tal consciência humana, e a violência – vista, principalmente, por conta das diferenças sociais – intensifica tal conduta.

Em sua reviravolta final, onde o roteiro deixa o espectador boquiaberto, tamanha coragem daquelas cenas, o diretor prova ser uma das mais competentes figuras do gênero, mesclando a fórmula do blockbuster com cinema underground como poucos conseguiram.

Título Original: Chappie
Ano Lançamento: 2015 (Estados Unidos)
Dir: Neill Blomkamp
Elenco: Sharlto Copley, Hugh Jackman, Dev Patel, Jose Pablo Cantillo, Sigourney Weaver, Miranda Frigon, Sean O. Roberts, Yo-Landi Visser

ORÇAMENTO: 49 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca