You are here:  / Críticas / Destaque / Mostra / 2º Dia da Mostra Cena Cine | Curtas

2º Dia da Mostra Cena Cine | Curtas

No segundo dia de exibições da Mostra Cena Cine (primeiro dia foi exibido ‘Corte Seco‘) na cidade de Campinas, tivemos o privilégio de ver excelentes curtas metragens feitos por produtores locais e, depois, ainda batemos um papo com eles.

O primeiro ponto a ser destacado é a pontualidade, iniciando as atividades às 19hs em ponto, com o maravilhoso, doce e singelo ‘Coisa-Malu’, produzido por alunos de Midialogia da Unicamp, conseguiu ser exibido em Cannes. Há uma questão lúdica no curta, onde uma garotinha vai para diversos mundos e dialoga com personagens fantásticos – a mistura de cinema, circo e teatro é de arrebatar o coração de qualquer cinéfilo. Lindo e vale cada segundo de exibição.

Depois dele, ‘Estado de Violência’ de Rafael Ghiraldelli (diretor que tivemos o prazer de entrevistar), que utiliza uma estética de animação bastante própria, para dialogar sobre o quanto nosso governo pode influenciar negativamente nas escolhas de uma sociedade que, por si só, já é intolerante e violenta – e talvez o ‘breve futuro’, citado no início do curta, já esteja acontecendo.

Neto Nas liga a câmera e nos presenteia com ‘Mulheres de Fibra’, onde segue um dia na vida de uma senhora, mostrando desde a hora que acorda, passando pelo seu dia de trabalho na lavoura e chegando no fim do dia, com os olhos marejados de saudade do filho, que morreu há alguns anos. E mesmo sendo um homem filmando uma mulher, ele trás toda a força, mas também suas fraquezas.

‘Mais Leve que o Céu’ é uma poesia filmada – tirada de um poema do próprio diretor, Ramiro Rodrigues’ -, mas que poderia ser melhor trabalhado e ter um cuidado um pouco maior na captação da narração. Fora isso, os takes da Catedral de Campinas são maravilhosos.

Por último, Rafael Augusto da Silva dirige ‘No Limbo’, onde vemos um homem entregue aos seus vícios e prazeres mundanos dentro de uma casa, que está tão decrépita quanto sua vida. Há um incômodo – e isso já é extremamente válido -, mas acredito que poderiam ter sido mais crus no momento da edição final.

Que este Mostra Cena Cine consiga mostrar, não só para Campinas mas para o Brasil inteiro, que existe cinema de qualidade sendo criado perto de você e que vale a pena ser conferido. Sucesso para a Mostra!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas