You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / CAROL

CAROL

Cate Blanchett é uma diva e tem a categoria necessária para fazer qualquer filme ser melhor do que realmente é. Sua postura, seus traços, a imposição de cada diálogo e suas transformações no decorrer de sua carreira mostram isso – vide ‘O Expresso do Amanhã’ ou mesmo ‘O Curioso Caso de Benjamin Button’.

Todd Haynes, diretor que havia trabalhado com Blanchett no ótimo ‘Não Estou Lá’, faz uma reconstrução de época invejável, com seus figurinos incríveis e suas locações elegantes, mas nada disso valeria a pena, se não tivéssemos um projeto intenso e que dialogasse bem com o público. Eis que ‘Carol’ tem tudo isso, mesmo com seus pequenos defeitos.

Indicado a seis Oscares, este drama fala, basicamente, sobre o encontro com o amor verdadeiro, fala sobre a luta de duas mulheres para serem aceitas numa sociedade preconceituosa e machista. E, se hoje em dia, ainda é um assunto complexo – principalmente num país com pessoas tão intolerantes quanto o nosso –, imagine naquela época.

Rooney Mara, vista no ótimo ‘Trash – A Esperança está no Lixo’, leva uma doçura ímpar à sua personagem e, juntamente com Blanchett, usam gestos para passarem seus sentimentos uma pela outra – um toque no ombro é algo maior, um olhar é, às vezes, algo quase sexual. Mas essa demonstração demora para engrenar, gerando uma sensação de incômodo, ao menos em mim.

Therese é uma jovem que tem uma vida monótona, um dia conhece Carol, uma cliente que está buscando um presente de Natal para sua filha. As duas se aproximam no momento em que estão mais dependentes, sem contar que o ex-marido de Carol faz de tudo para ela não ver sua própria filha.

Talvez tenha faltado dar a indicação de Melhor Filme para ‘Carol’, do jeito que está, é um drama acima da média, com poucos deslizes e um corte final um pouquinho mais longo que o necessário, mas ainda assim, a louvável entrega de todos para a constituição da obra, coloca-o num lugar especial no coração de cada cinéfilo.

Título Original: Carol
Ano Lançamento: 2015 (Estados Unidos/Reino Unido)
Dir: Todd Haynes
Elenco: Cate Blanchett, Rooney Mara, Kyle Chandler, Kk Heim, Sarah Paulson, Jake Lacy, John Magaro, Nik Pajic, Cory Michael, Kevin Crowley

ORÇAMENTO: 12 Milhões de Dólares
NOTA: 7,5

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas