You are here:  / Críticas / BRAVURA INDÔMITA

BRAVURA INDÔMITA

buscafilme.com.br

 

É interessante notar o quanto a Academia admira os Irmãos Coen, pois após ‘Um Homem Sério’, que agradou alguns e desagradou outros, concorrer na categoria principal do ano passado, é a vez de ‘Bravura Indômita’ receber tal indicação. É a refilmagem – com várias licenças poéticas – do filme de 1969 de mesmo nome, estrelado por John Wayne.

No lugar de Wayne está Jeff Bridges (‘Coração Louco’), deliciosamente caricato e se esbaldando como o fora da lei – o timbre de voz deixa o personagem ainda mais sarcástico – que decide ajudar uma garota. A ‘garota’ em questão é Hailee Stenfield de apenas 14 anos, que foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante e não se intimida com a presença do ranzinza Bridges e do gorducho Matt Damon.

A recriação dos ambientes é sensacional e lembra um pouco o de ‘Gangues de NY’, tirando as devidas proporções. Os Coen, mesmo colocando seus toques pessoais no longa, fazem uma homenagem muito boa aos westerns e àquele sentimento de nostalgia que sempre surge em nossas mentes.

Ao ver seu pai ser morto a sangue frio pelo bandido Tom Chaney, a jovem Matie Ross contrata o velho Rooster Coogburn para ir atrás dele. La Bouef é um patrulheiro que também está no encalço de Chaney por causa de outro crime. O interessante aqui é notarmos que Mattie está cega por tal sentimento e necessita ver com seus próprios olhos a execução do criminoso.

Mesmo inconscientemente, a garota leva um pouco de humanidade a Cogburn e tem um interessante conflito de interesses com La Bouef. Ao criarem sua própria linguagem cinematográfica, os diretores provam muito conhecimento de causa a cada produção lançada, mas é certo afirmar que ‘Bravura Indômita’ poderá passar em branco. A não ser que os ‘velhinhos da Academia’ façam uma reviravolta digna da sétima arte.

Título Original: True Grit
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Ethan e Joel Coen
Elenco: Matt Damon, Josh Brolin, Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Barry Pepper, Dakin Matthews

ORÇAMENTO: 38 Milhões de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de BRAVURA INDÔMITA ?
* O gênero faroeste é algo defasado atualmente ?


INDICAÇÕES AO OSCAR 2011:

Melhor Filme, Diretor, Ator (Jeff Bridges), Atriz Coadjuvante (Hailee Stainfeld), Roteiro Adaptado, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Mixagem de Som e Edição de Som. Apesar das 10 indicações, tem chances de sair da premiação de mãos vazias.

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • É, vou assistir e postar no Blog, que é um deafio pessoal.
    Deve ser bom bravura indômitz.
    365filmes1ano.blogspot.com

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca