You are here:  / Críticas / BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

 

Senhor CHRISTOPHER NOLAN, depois de ter nos apresentado dois episódios tão sensacionais quanto BATMAN BEGINS e BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS, você me aparece com este – não tão épico – final da trilogia?
Cadê a coragem de ir além da máquina hollywoodiana de padrões e conceitos? Onde estão os coadjuvantes bem construídos e os diálogos inseridos milimetricamente em cada frame?

O seu projeto Senhor NOLAN, não é de todo o ruim e tem bons momentos, principalmente quando a ação  e a trilha sonora incidental de HANZ ZIMMER aparecem, além disso, o fato de colocar Gotham City como outro personagem poderia render e muito às cansativas duas horas e quarenta minutos, mas você parece ter se esquecido de mostrar a cidade com aquele tom sombrio, medonho e decadente – sim, existe decadência aqui, mas é orquestrada de maneira mecânica e pouco efetiva.

CHRISTIAN BALE (O VENCEDOR), MICHAEL CAINE (HARRY BROWN) e JOSEPH GORDON-LEVITT (500 DIAS COM ELA), estão bem nas atuações, já ANNE HATHAWAY (UM DIA), tenta sustentar uma personagem que nem deveria estar ali, MARION COTILLARD (A ORIGEM) se perde quando as motivações de Miranda são expostas e TOM HARDY (GUERREIRO) como o vilão Bane, é uma sombra deixada pelo Coringa de Heath Ledger e até pelo Espantalho de Cilian Murphy e o seu ‘caos urbano’, apesar de grandioso, fica aquém do que poderia ser.

Agrada-me o fato do Senhor ainda contar com um arsenal invejável de naves, carros e todos esses apetrechos que fazem os nerds salivarem de felicidade.
Houve a preocupação de trazer referências e moldar cenas inteiras das histórias em quadrinhos para cá, mas O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE carece de paixão, de alma e de um clímax menos clichê.

Você ainda tem muitos créditos conosco, por isso digo aos espectadores e fãs irem aos cinemas acompanharem a finalização de uma era, mas espero de coração que a coragem volte a estar presente em suas filmagens, até porque, se tivesse mantido a linha coerente de acontecimentos, honraria toda a saga.

Título Original: The Dark Knight Rises
Ano Lançamento: 2012 (Estados Unidos/Reino Unido)
Dir.: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Tom Hardy, Liam Neeson, Joseph Gordon-Levitt, Anne Hathaway, Gary Oldman, Aidan Gillen, Marion Cotillard, Morgan Freeman, Michael Caine

ORÇAMENTO: 250 Milhões de Dólares

Comente via Facebook

Comentários

27 COMMENTS

  • Putz, concordo com quase tudo. Realmente não é o filme que o fim da trilogia merecia, mas no conjunto da obra se sai bem. Achei que Anne Hathaway não soma nem compromete, mas Marion Coutilard é muito melhor atriz que demonstrou.Tom Hardy fez um bom vilão, mas até pela carga dramática das circunstâncias de Heath LEager, viverá nas sombras. Achei o roteiro muito aquem dos dos outros, com algumas coisas que não fecham e uns saltos temporais inexplicáveis, mas, é ficção e a gente acaba relevando…Porém, achei os di;alogos mais ricos – alguns momentos me perdi como em A Origem. Não era o filme que a trilogia merecia, mas o filme que ela precisa (trocadilho desnecessário, hahaha). Um abraço e um final de semana com muito cinema e pipoca!

  • pufffffffffff, se puder me passar o telefone de um medico pq eu passei mal ao ler tanta baboseira.

  • Cara,eu posso até estar falando merda e talz não entendo de crítica de cinema e us carai mas esse último filme do Batman não parecia ser um filme do BATMAN,faltava alguma coisa,faltava o Coringa D: sem o coringa ficou parecendo só mais um filme em que um vilão tenta destruir a cidade e um herói impede,o Coringa realmente fez muita falta :S

  • Tem coisas no filme que eu não conseguir engolir:

    Como na cena em que os policiais são libertados e entram num confronto armado, como se fosse uma guerra mediaval e os tiros não atigem ninguem.

    E numa bomba nuclear de raio de 10 km de devastação e que explode no oceano a menos de 5 minutos de viagem de distancia, isso ia provocar um tsunami de sei la …200 metros de altura…por ai

    E os personagens, Bane ficou no po do Coringa, O filme com o coringa tinha todo um arcenal de ideologias loucas e legais

  • Besteira, esse foi o melhor filme do Batman, e o melhor filme de 2012 até o momento, nolan soube aproveitar o conjunto cenario, trilha sonora e o jogo psicologico dos personagens, filme nota 10 não tem oque reclamar.

  • Pra mim o segundo filme foi (e é atualmente) o melhor filme de super-herói de todos os tempos, e 95% foi pela atuação de Heath Leager que foi perfeita, comparar Bane com o Coringa é muita covardia, o Coringa é o melhor vilão dos HQs de Batman (e quem sabe de todos os HQs da DC e Marvel juntas). O terceiro filme foi o mais fraco, mas ainda assim foi bom. Nolan prometeu desde o Begins realidade e foi realidade que recebemos da trilogia. Se todos reclamaram da ausência do Batman e falta de ação nos filmes anteriores, não podemos reclamar por termos recebido isso no terceiro. O ponto fraco de Rises realmente foi a história sem pé nem cabeça que Nolan decidiu usar na película, nisso tens razão, enquanto todos diziam: “Charada será a melhor aposta para concluir a trilogia”, “O Chapeleiro será o 2° melhor vilão dos cinemas” ou “Se o Coringa de Nolan foi aquilo, imagina o Victor Zsasz ou Pinguim de Nolan” Nolan optou por um vilão menos “estranho”, e ele realmente não conseguiu passar tudo o que o HQ transmitiu exatamente por que não concorre com o HQ e sim com filmes de heróis, e convenhamos, Batman esse ano de longe ficou melhor que o Espetacular.

  • EAHUAEHUEAHUEHE RI MUITO!!!

    Desiste de avaliar filme porque isso não é sua área!

    cada um que me aparece

  • Não é épico ???? voce deve ter assistido um outro filme ¬¬

    Porem cada um tem sua definição de épico,provavelmente voce é mulher e não gosta de ação e não entende muito de quadrinhos,pra mim ele melhorou muito o BATMAN em si,e tornou-o uma lenda no ultimo filme.

  • Só uma coisa a dizer… vc critica pq é seu papel. Mas sinceramente, achei seu comentário muito mal embasado e sua nota injustíssima. O filme é épico sim e com enredo, elenco, e demais componentes muito bem engendrados. Confio muito em avaliadores internacionais como o IMDB, que deu uma nota 9.1. Acredito que sua avaliação não só esteja equivocada, como parece que vc não assistiu o filme, ou já o assistiu no intuito de polemizar e colocar defeitos. Não é um filme de hype, foi sim um filme muito bem produzido e com nuances espetaculares. O público sentiu isso, das pessoas menos às mais criteriosas. Poupe-nos. Critique, mas não para parecer um pseudo-entendedor “do contra”. Fechou a trilogia de maneira que 99,99999% dos fãs, sem dúvidas, acataram e receberam com muita euforia e boas surpresas!

    • Fico feliz que 99,99999% dos espectadores acataram… mas eu não curti, infelizmente! Fui com o inutito de amar o filme, tanto quanto amo o segundo, mas não deu! Simples assim. É sempre um problema fazer comentários ruins de filmes ‘hypados’, porque as pessoas não entendem que sim, pode existir opiniões contrárias às suas.

      Continue confiando no IMDB, mas é sempre interessante ler e confiar em outros sites!

  • Não concordo, achei sim um filme épico, achei a atuação de Hardy como bane muito boa, um vilão frio e inteligente,o problema é os fãs de batman colocaram o vilão coringa em um pedestal, todos acham q nunca havera ninguem melhor q o coringa, e eu discordo disso, o bane ficou tão bom quanto o coringa, pra mim fico até melhor. Claro q a mulher gato não encaixo mesmo, nisso eu concordo.

    • E ai Zampier… obrigado pelo comentário!
      Discordo grandiosamente de que o Bane é melhor ficou melhor que o Coringa, até porque aquela cena inicial é uma cópia do Cavaleiro das Trevas (tire o banco e o onibus escolar e coloque um avião). Mas obrigado por fundamentar sua opinião! O Cinema e Pipoca é também um espaço para discussão respeitosa e sempre amigável!

  • Podia fundamentar mais. Não estou critando o fato de não ter achado o filme tão bom mas podia aprofundar mais talvez.

    • Obrigado pela dica, mas acredito que tenha fundamentado todos os pontos que acredito ser importante!

  • Falou merda! Deveria ficar calado. Filme muito bom. Ao contrario dos Vingadores que é puro caça-níquel!

    • Pontuei todas as questões que achava boas e ruins… Posso ter sim falado ‘merda’ para alguns, mas o fato é que, sempre me comprometi com meus leitores a falar o que EU achava dos filmes, sem influência de outras críticas?

      Nas próximas vezes pontue suas questões e não se prive em colocar apenas ‘falou merda’

  • Caraca achei um filme muitoo bom com ótimos diálogos e cenas de ação

    • Valeu pelo comentário Gustavo! E que otimo que você curtiu o filme!

  • “Este é um filme que o povo merece, mas não um filme que povo precisa agora”

    • Glauber, foi simples mas objetivo no seu comentário! Obrigado e continue acessando o Cinema e Pipoca

  • não é épico? povo que reclama de tudo mesmo hein!! vão assistir batman de mamilos do Schumi, ai sim podem meter o pau! o filme ficou sensacional, essa trilogia foi muito além do que eu esperava, foi honesto com todos nós, com algumas falhas sim, mas nada comprometedor, fiquei arrepiado ao ver esse capitulo final!!! compare com todos os filmes de super heroi (ou do batman mesmo) feitos até aqui, atingimos o nirvana, quem reclama é porque nao viveu vendo filmes frustrantes de super heroi.

    • Sim, sou um cara que se frustrou com diversos filmes de super-herói – Spawn, Demolidor, Elektra, Superman IV, dentre outros -, por isso, tenho tanto direito quanto você de ter achado o filme abaixo das minhas expectativas. Fico feliz que você tenha gostado… quero sempre que os espectadores saiam satisfeitos do cinema, mas me propus com meus leitores, desde o inicio do Cinema e Pipoca, lá em 2005 a escrever o que EU achava, sem me importar com as outras críticas.

  • por mais que façam um filme descente sempre alguém vai vir reclamar e achar o contrário, para se achar o “entendedor” de filmes, e pseudo intelectual.. tsc tsc

    • Renato, o fato é que ao contrário de você, eu não gostei tanto do filme, pontuei minhas opiniões e fiz a crítica. Não tentei, em nenhum momento ser ‘pseudo intelectual’… O problema que ocorre sempre, é que quando existe uma produção gigantesca como essa, ninguém quer ler coisas ruins e entendo isso, mas aceite que da mesma forma que você adorou, existem outros, que assim como eu se decepcionaram!

  • A única coisa que eu concordo é que a Marion atuou muito mal e que a Mulher-Gato era totalmente dispensável, apesar de ter que parabenizar a Anne por ter feito bem o papel de uma pseudo-vilã. Como até hoje só havia a visto como mocinha inocente, fiquei surpresa. Mas no todo, discordo de você. O filme foi sim épico e bem construído. A cidade como um personagem ficou nada além de magnífica e teve seus tons de sombra e esperança ( com o Robin), achei realmente muito bom. O Ledger NUNCA vai ser batido como O CORINGA e sim foi o melhor vilão que eu vi no Batman, a personificação do caos, mas isso não tira de jeito nenhum o mérito do Hardy interpretando o Bane e todo aquele trabalho de voz e olhar. Digo até que o destaque final de toda história devia ser dele e não da garota. ( Que morte sem graça foi aquela? Dos dois, aliás. ) O final, [SPOILER] com a não-morte do Batman, foi clichê sim, mas não perdeu a emoção. O que só conta mais pontos ao filme. E aqui vai mais uma coisa que quase todo mundo esquece de comentar: O Alfred. A interpretação de Michael Caine como sempre foi impecável e passou mais do que nunca a relação fraternal e a preocupação do fiel mordomo com o Bruce. Meus parabéns a ele e ao diretor por ter dado alguns minutos a isso na trama. Acho que algumas cenas poderiam ter sido enxugadas, mas no todo o filme ficou nada menos que É P I C O e não perdeu a qualidade do segundo.

    • O Filme foi fraco demais. A cena em que o Batman Luta com os mercenários do Bane (logo após a liberação dos policiais) armados até os dentes e estes ficam olhando para o homem Borracha com as armas na mão, esperando sua vez de apanhar foi tosca demais. Fora a mulher gato, totalmente fora do contexto.
      E pra piorar, o Batman detonou a bomba nuclear, ou seja, Bomba Atômica, e não morreu, ainda por cima o mar nem se moveu com a explosão.

      E o Bruce ter perdido toda sua fortuna por causa de suas digitais roubadas! kkkkkkkk Pelo amor de Deus, que droga foi aquela?

      Entro na bolsa de valores, coloco as digitais do dono das ações e transfiro tudo pra mim num passe de mágica. Claro tudo isso com a ajuda de um super programa pirata feito por monges tibetanos.

      Nota 6,5 está até de bom tamanho eu daria nota 4 ou menos.

      E aquele Vilão que apanha, apanha e apanha e depois apanha novamente e fica firme como uma rochedo lunar.
      Ai o Batman que é conhecido por suas armas engenhosas, naquele momento resolve somente utilizar o muque emborrachado. Depois toma um quebra coluna e ainda sobrevive sem seqüelas. aiaiai

  • Eu não concordo com você a respeito do filme, Éder. Mas tenho que confessar: que povo mais chato. Onde já se viu que todo mundo tem que gostar de um filme? Cadê a liberdade de escolha?

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca