You are here:  / Especial CP / Atores que fizeram Tarzan: de Elmo Lincoln a Casper Van Dien

Atores que fizeram Tarzan: de Elmo Lincoln a Casper Van Dien

Com o lançamento da animação Tarzan – A Evolução da Lenda na próxima sexta feira, o Cinema e Pipoca relembra todos os atores que fizeram Tarzan. O novo projeto conta com a direção de Reinhard Klooss e tem as vozes de José Loreto e Débora Nascimento na versão nacional.

Atores que interpretaram Tarzan

O personagem surgiu em 1912 e foi criado por Edgar Rice Burroughs. Ganhou a primeiro versão para o cinema em 1918, sob o título de Tarzan, o Homem Macaco. Teve como protagonista Elmo Lincoln, que viria a repetir a interpretação com O Romance de Tarzan.

Contudo, não podemos nos esquecer que em 1920, tivemos Gene Pollar vestindo a tanguinha e indo para a floresta em A Vingança de Tarzan.

Em seguida houveram dois seriados de quinze episódios cada. Eles foram intitulados O Filho de Tarzan (1920) e As Aventuras de Tarzan (1921), protagonizados por P. Dempsey Tabler e Elmo Lincoln, respectivamente.

O último ator a viver o personagem na época do cinema mudo foi James Pierce com Tarzan e o Leão de Ouro (1927). Pierce conseguiu um certo reconhecimento na época. E aproveitando o mega-sucesso, a televisão produziu Tarzan, O Poderoso (1928) e Tarzan, o Tigre (1929), ambos com Frank Marill e quinze episódios cada.

Atores que fizeram Tarzan na década de 1930

A partir de 1932 e com o som chegando ao cinema, Johnny Weissmuller surgiu para ser o rosto do rei das selvas em Tarzan, o Filho das Selvas.

Todas as características conhecidas hoje foram inseridas pelo ator. Seu Tarzan falava apenas uma ou outra palavra.

Atores que interpretaram Tarzan

Logo depois, chegaram 12 episódios para o seriado Tarzan, o Destemido, com Buster Crabbe. Weissmuller viria com A Companheira de Tarzan e uma curiosidade é que o figurino precisou ser aumentado devido a censura da época.

Atores que interpretaram Tarzan
Posteriormente, mais um seriado viria em 1935, intitulado As Novas Aventuras de Tarzan, com Herman Brix. Para não deixar os espectadores com saudades, Weissmuller apareceria em A Fuga de Tarzan (1936).

Tarzans da década de 1940 a 1960

Em 1938 é Glenn Morris quem assume a responsabilidade de vivê-lo em A Vingança de Tarzan. Mas de 1939 até 1948, Weissmuller faz nada menos que nove filmes da franquia: 

  • O Filho de Tarzan (1939)
  • O Tesouro de Tarzan (1941)
  • Tarzan contra o Mundo (1942)
  • O Triunfo de Tarzan e Tarzan e o Terror do Deserto (ambos de 1943)
  • Tarzan e as Amazonas (1945)
  • Tarzan e a Mulher Leopardo (1946)
  • Tarzan e a Caçadora (1947) e, enfim,
  • Tarzan e as Sereias (1948).

Atores que interpretaram Tarzan
Nesse meio tempo, Weissmuller seguiu para a televisão. Protagonizou o seriado Jim das Selvas, passando a batuta para Lex Barker. Entre 1949 e 1953 Barker fez:

  • Tarzan e a Fonte Mágica (1949)
  • Tarzan e a Escrava (1950)
  • Tarzan em Perigo (1951)
  • Tarzan e a Fúria Selvagem (1952) e
  • Tarzan e a Mulher Diabo (1953).

Teve o reconhecimento do público, mas não tanto quanto Gordon Scott. Pois Scott era um ator mais talentoso e versátil. Então, estrelou 6 filmes e, dentre eles, Tarzan na Selva Misteriosa (1955) e Tarzan e os Caçadores (1958). O último saiu direto para a TV.

Atores que interpretaram Tarzan
Outros atores foram Denny Miller, em Tarzan, o Filho das Selvas (1959) e Jock Mahoney, em Tarzan vai à Índia (1962) e Os Três Desafios de Tarzan (1963). Mike Henry teve dois projetos gravados no Brasil.

A última geração de atores que fizeram Tarzan

Sem contar os atores da nova geração como Miles O’Keefee em Tarzan, o Filho das Selvas (1981), Christopher Lambert (de Highlander – O Guerreiro Imortal) em Greystoke, A Lenda de Tarzan – O Rei da Selva (1984) e por último Casper Van Dien em Tarzan e a Cidade Perdida (1998).

Agora, só nos resta ir ao cinema e dar uma conferida nesta nova animação que dá uma repaginada nas aventuras do herói. Enfim, vista sua tanguinha e responda para nós quais os melhores atores que fizeram Tarzan e boa diversão!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas