You are here:  / Críticas / Destaque / Premiações / AS AVENTURAS DE PI

AS AVENTURAS DE PI

A cultura indiana pegou Hollywood de jeito de uns tempos para cá, talvez para tentar inserir uma linguagem diferenciada daquele padrão encontrado nos blockbusters norte-americanos. Depois de Danny Boyle e seu superestimado ‘Quem quer ser um Milionário’, Ang Lee cria uma fábula belíssima que se encaixa perfeitamente na sua câmera minimalista e com os efeitos especiais de primeira.

Em certos momentos a fotografia deixará o espectador estupefato, tamanha beleza e a transição das imagens não fica atrás. Comenta-se sobre Deus – e o preconceito de certas pessoas com certas religiões – e sobre as diversas formas de expressões religiosas, vistas pelos olhos de uma criança, mas acima desses preceitos o roteiro de David Magee traz o embate entre fé e ciência e se dá muito bem.

Ao término do primeiro ato, inicia-se uma grande reviravolta lotada de tensão e com referências claras a passagem da Arca de Noé. No desfecho o diretor quase perde a mão, como ocorreu com Terrence Malick em ‘A Árvore da Vida’, pois tenta moldar um significado muito eloquente usando imagens, por vezes indecifráveis, quando a simplicidade seria a ‘alma do negócio’.

A família de Pi Patel decide sair da Índia, onde é proprietária de um zoológico e ir para o Canadá, onde terão mais chances de ganhar a vida. Quando estão no meio do oceano o barco é engolido por uma onda e o jovem Pi se salva e agora dividirá sua canoa com um tigre feroz e outros animais.

Suraj Sharma merece todo reconhecimento por levar praticamente sozinho um filme difícil e que exigiu um esforço físico tremendo. Tem uma ou outra falha, um ou outro clichê mais pontual, mas isso não tira o mérito desta que é uma das produções mais bem acabadas do ano passado.

Título Original: Life of Pi
Ano Lançamento: 2012 (Estados Unidos)
Dir: Ang Lee
Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Ayush Tandon, Gautam Belur, Adil Hussain, Tabu, Ayan Khan

ORÇAMENTO: 120 Milhões Dólares
NOTA: 8,0

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • Blogueiros Do Brasil (@BlogsBrasil)

    Orgulhosamente programei uma ‘chamada’ para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Será publicado em 25/01/2013 , no decorrer do dia.

    IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
    Google Analytics e em outras ferramentas
    similares como originadas na URL
    http://ads.tt/ .

    Abraços cordiais.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca