You are here:  / Entrevistas / Aplicativo MateRate facilita a vida do cinéfilo!

Aplicativo MateRate facilita a vida do cinéfilo!

Quem nunca passou horas em frente ao Netflix, tentando encontrar um filme interessante para assistir? Foi pensando neste tipo de usuário que um grupo formado por criativos, designers e programadores espalhados entre Rio de Janeiro e São Paulo criou o aplicativo MateRate.

A plataforma que traz para o universo dos filmes e séries a mesma inovação que o Whatsapp trouxe para a comunicação, o Airbnb para a hospedagem e o Spotify para músicas. Uma ideia com DNA brasileiro, com potencial de se tornar um app de alcance mundial.

Batemos um papo com Felipe Esteves, um dos criadores do aplicativo MateRate e você confere agora!

Cinema e Pipoca: Conte um pouco sobre o MateRate, como foi que surgiu a ideia?

Felipe Esteves: Durante alguns anos, rascunhava uma ideia de como seria a experiência ideal pra escolher o que assistir, mas sabia que seria um enorme desafio e que precisaria dedicar minha vida a isso. O tempo se passou, acompanhei o lançamento de vários apps, mas nada chegava perto do que eu idealizava. Em 2015, finalmente, resolvi aceitar o desafio e a me dedicar 100% à construção do que hoje é o MateRate.

Cinema e Pipoca: Foi feita uma pesquisa de campo antes de iniciarem o projeto?

Felipe Esteves: Sou apaixonado por cinema e tecnologia, então sempre acompanhei o que surgia dessa junção. Quando eu e o time que se juntou pra conceber o Mate, resolvemos pensar a experiência do zero e, para isso, usamos a máxima do Steve Jobs: “As pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas.” Dedicamos anos a isso e agora estamos usando o feedback dos usuários pra ajustar a experiência.

Aplicativo MateRate

O mascote do site!

Cinema e Pipoca: Como foi a conversa com sites como Netflix e as redes de cinema? A aceitação deles veio de forma tranquila?

Felipe Esteves: O MateRate presta um serviço, ao mesmo tempo, aos usuários e à plataformas como Netflix, ingresso.com etc. Mapeamos todo o conteúdo delas para simplificar a vida do usuário. E quando isso acontece a tendência é que ele encontre mais filmes que vai amar nos serviços de assinatura e que vá mais ao cinema.

Algumas plataformas como iTunes têm programas de afiliação prontos que reconhecem esse benefício comissionando. Não conversamos com todos os serviços porque nesse momento nosso foco maior é criar a experiência perfeita pro usuário, ser remunerado por isso está em segundo plano.

Cinema e Pipoca: Quais os números de usuários atualmente? E pretendem alcançar quantos usuários a médio prazo?

Felipe Esteves: Até uns 10 dias atrás ainda estávamos em versão beta. Por volta de mil usuários participaram dos testes. Recebemos mais 3 mil usuários na última semana e espero que o Cinema e Pipoca traga mais alguns milhares (risos). A gente simplifica a vida de todo mundo que assiste filmes e séries, não importa se você é um cinéfilo apaixonado por neo-realismo italiano ou alguém que vai ao cinema uma vez por ano. Dito isso, nossa expectativa é que todos que assistem filmes ou séries conheçam o Mate. Acho que essa conta dá alguns bilhões, né (risos).

Cinema e Pipoca: O Mate, mascote do site, foi baseado em alguém?

Felipe Esteves: A razão de viver do Mate é te ajudar a assistir o filme perfeito. Ele quer ser seu amigo cinéfilo preferido, a quem você pode recorrer a qualquer momento. Então ele é um cara neurótico, tá sempre assistindo algo e pensando em todas as variáveis que vão fazer com que um filme te agrade ou não. Ele tem um pouco de dificuldade social porque pouco sai de casa, é um pouco tímido, mas é super acessível, quer muito fortalecer as amizades que começou a fazer e tá a disposição pra ajudar o tempo todo. Esse foi o resultado da conjunção astrológica (ou do briefing) do nascimento do Mate, parido pelo Domingos Octaviano, um artista talentosíssimo.

Aplicativo MateRate

Escala de notas para os filmes no MateRate

Cinema e Pipoca: Dentre alguns concorrentes como o Filmow e o Alfred, qual o diferencial do MateRate?

Felipe Esteves: Em relação aos dois e a todos os outros apps do gênero, o diferencial principal do MateRate é tornar muito fácil escolher o que assistir. E depois de escolher ainda permitimos que você dê play através do serviço escolhido ou, caso vá ao cinema, te levamos direto pro link da escolha dos assentos. 

Para simplificar a escolha nós fazemos o seguinte: você diz quais são suas fontes de streaming (Netflix, Netnow, Telecine, Prime Video, HBO etc.) e o Mate te mostra todos os títulos disponíveis, recomendados e ordenados de acordo com o seu gosto. 

Cinema e Pipoca: Quais os próximos passos na questão de novidades em atualizações do MateRate?

Felipe Esteves: Atenção, essa resposta contém spoilers (risos): está saindo do forno uma feature pra ajudar a montar a sua programação em festivais do cinema. A ideia é lançar no festival do Rio, que começa no início de novembro. Em breve vamos permitir também a criação de listas e disponibilizar uma página com os vencedores e indicados de todas as premiações relevantes do cinema mundial.

O Mate pode simplificar a vida de qualquer pessoa que assista filmes ou séries, por isso não faz sentido disponibilizar o app só no Brasil. Ainda no primeiro semestre do ano que vem já queremos estar nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. E em seguida traduzir o Mate pra mais idiomas e levá-lo pro mundo todo.

Aplicativo MateRate

MateRate no celular

O novo serviço do aplicativo MateRate está disponível em versão beta para download na App Store e no Google Play.

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Board Games