You are here:  / Destaque / Mostra / Release / ANIMAGE – VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO DE PERNAMBUCO

ANIMAGE – VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO DE PERNAMBUCO

Com treze dias de duração, o evento ocorre entre 16 e 28 de setembro em diversos pontos do Recife e Olinda, com atividades no Centro Cultural Correios, Caixa Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema da Fundaj, Alto José do Pinho, Praça do Carmo (Olinda), Parque da Jaqueira, Portomídia, Hospitais IMIP e Barão de Lucena.

O ANIMAGE tem foco no cinema de animação de autor, onde predomina produções recentes do mundo todo, com as mais variadas técnicas e abordagens. Tendo a Mostra Competitiva de curtas como principal atividade, compõem ainda a grade de programação do festival Exposições, Sessões Especiais, Oficinas e Masterclasses.

Abertura – A sessão de abertura do evento traz o documentário “Is The Man Who Is Tall Happy?”, do francês Michel Gondry, diretor de famosos videoclipes da cantora Björk e do filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”. Através de uma série de entrevistas, Gondry ilustra as teorias de Noam Chomsky num documentário animado, onde a criatividade e imaginação do diretor servem ao rigor intelectual de Chomsky. O longa foi exibido com sucesso no Festival É Tudo Verdade.

Mostras – Na programação, além da Mostra Competitiva, ocorrem Mostras Especiais temáticas, a exemplo da homenagem ao centenário do grande animador escocês Norman McLaren. Na segunda mostra especial, uma seleção de curtas apresentados no Festival Internacional de Animação de Ottawa, organizada pelo curador canadense Chris Robinson.

E pelo terceiro ano consecutivo o ANIMAGE promove a concorrida Mostra Erótica, com produções que giram em torno da sexualidade, com cores e formas provocativas. E ao lado da exibição de “O Menino e o Mundo”, esta sessão vai contar com o recurso da audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Três narradores vão explicar as partes mais importantes da narrativa de cada obra.

Oficinas – Além da exibição de filmes em mostra competitiva e sessões especiais, a programação do ANIMAGE traz uma série de oficinas com a presença de profissionais internacionais. São cinco oficinas, oferecidas gratuitamente e que serão realizadas no Centro Cultural Correios, Caixa Cultural Recife e Portomídia.

Encerrando a programação de Masterclasses no dia 25, a portuguesa Regina Pessoa partirá de uma análise dos seus trabalhos no cinema para falar sobre “A Poética Sombria da Infância”. Com uma programação ampla e totalmente gratuita, o ANIMAGE conta com o patrocínio dos
Correios, Caixa Cultural Recife e Copergás, Incentivo do Funcultura – Fundarpe, e realização da Rec-Beat Produções Artísticas.

ANIMAGE – VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO DE PERNAMBUCO
De 16 a 28 de setembro de 2014
Locais: Cinema São Luiz, Cinema da Fundação, Centro Cultural Correios, Caixa Cultural Recife, Parque da Jaqueira, Praça do Carmo, Alto José do Pinho, Portomídia, Hospital Barão de Lucena e IMIP
Entrada Gratuita
Programação completa: http://www.animagefestival.com

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas