You are here:  / Especial CP / Filmografia / Vida e Obra de Ang Lee

Vida e Obra de Ang Lee

É sempre interessante revisitar a carreira de grandes nomes do cinema mundial e hoje não poderia ser diferente. Falarei sobre a vida e obra de Ang Lee, que nasceu em Taiwan em 23 de outubro de 1954 e descobriu cedo a paixão pela Sétima Arte. Estudou em uma escola de dramaturgia em Taipei e logo depois foi para os Estados Unidos, mais especificamente para a New York University e lá se tornou assistente de Spike Lee.

Em 1992 estreou como diretor no longa A Arte de Viver – que também roteirizou -, uma comédia dramática sobre um professor de kung fu aposentado que saiu da China para tentar ganhar a vida nos Estados Unidos.

Em 1993 o diretor têm sua segunda chance no cinema, com O Banquete de Casamento, um drama que dialoga sobre amor e imigração e que fez um certo barulho em festivais mundo afora, tanto que ganhou uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, faturou o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim e o prêmio de direção no Festival de Seattle.

Já no ano seguinte desponta com seu novo projeto Comer, Beber, Viver, que o leva ao tapete vermelho do Oscar e do Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Trata-se de uma comédia dramática que gira em torno da vida do Sr. Chu, que perde sua esposa e tem que criar as três filhas sozinho.

Vida e Obra de Ang Lee

Com Razão e Sensibilidade, Lee junta um elenco conhecido mundialmente – Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant, só para citar alguns – e usa o romance de Jane Austen como pano de fundo para seu roteiro. Mostra a construção do amor sobre dois olhares diferentes e com esta trama fatura o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, além de ser indicado para mais cinco prêmios.

Tempestade de Gelo é um drama propriamente dito, tirado do romance de Rick Moody, com um elenco encabeçado por Kevin Kline, Joan Allen e Sigourney Weaver (que foi indicada ao Globo de Ouro como Atriz Coadjuvante). É um emaranhado de histórias de famílias do subúrbio dos Estados Unidos que estão vivenciando transformações em suas vidas, sejam separações ou a perda de filhos para as drogas.

Vida e Obra de Ang Lee

Dois anos depois dirige este filme que, para muitos, é o grande tropeço em sua carreira intitulado Cavalgada com o Diabo. Passado no meio da Guerra Civil norte-americana, dois jovens amigos resolvem lutar contra o exército nacional. Têm boas sequencias de tiroteios, mas o roteiro deixa e muito a desejar.

Na virada do século é ovacionado pela platéia em Cannes com O Tigre e o Dragão e fatura dois Globos de Ouro, 4 Oscares e mais de 200 milhões de dólares nas bilheterias mundiais. Ação, fantasia e uma fotografia belíssima se misturam neste conto que traz um elenco recheado de astro do cinema oriental como Chow Yun-Fat, Michelle Yeoh e Ziyi Zhang.

Vida e Obra de Ang Lee

Em 2003 tem a difícil missão de agradar os fãs fervorosos das HQs de Hulk e apesar dos 240 milhões nas bilheterias mundiais, é duramente criticado pelos profissionais de revistas e sites especializados.

Redime-se com grande estilo e coragem em 2005, com o drama O Segredo de Brokeback Mountain, levando Heath Ledger e Jake Gyllenhaal a se entregarem aos papeis dos cowboys Ennis Del Mar e Jack Twist. Digo corajoso pois é uma produção que bate de frente com as tradições machistas tanto do gênero western quanto da própria academia. Fez mais de 170 milhões de dólares pelo mundo e levou 3 Oscares e 4 Globos de Ouro – só não ganhou o Oscar de Melhor Filme porque a Academia ainda é extremamente burocrática e um tanto preconceituosa.

Vida e Obra de Ang Lee

Voltando em uma co-produção entre Taiwan e Estados Unidos temos Desejo e Perigo, um drama de guerra com um final arrebatador e um protagonista lotado de angústias e traumas. Passou despercebido por aqui, mas vale a dica porque é um filmaço!

Baseado no romance de Elliot Tiber, Lee utiliza da boa música e de seus dons artísticos aguçados para criar Aconteceu em Woodstock, que é basicamente uma homenagem àquela geração que redefiniu os rumos da cultura popular.

Vida e Obra de Ang Lee

E aí chega As Aventuras de Pi, que lhe rendeu o segundo Oscar de Melhor Diretor e fez mais de 450 milhões de dólares ao redor do mundo. Uma obra grandiosa, com efeitos especiais de primeira categoria e uma fábula minimalista, emocionante e com o desfecho acertadamente em aberto, deixando o espectador escolher o destino da história.

A Longa Caminhada de Billy Lynn é um tanto desconhecido, ao contrário de Projeto Gemini, que colocou frente a frente Lee e Will Smith, numa parceria que deixou os fãs, no mínimo, curiosos! Mais para frente o drama Thrilla in Manila, roteirizado por Peter Morgan (de A Rainha e The Crown) chegará às telonas.

E aí, o que achou deste resumão sobre a Vida e Obra de Ang Lee? Comente com a gente!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca