You are here:  / Críticas / ALÉM DA VIDA

ALÉM DA VIDA

adorocinema.com

 

Não há como começar esse texto sem falar sobre a sequência inicial, onde um tsunami arrasa uma cidade litorânea – o feito é magnífico e faz o espectador prender o fôlego e se segurar na poltrona. Essa nova obra do gênio Clint Eastwood (‘Sobre Meninos e Lobos’) está longe, muito longe de ser o melhor trabalho da sua carreira, mas por vezes emociona e traz a tona questões interessantes, num roteiro que se fosse menos pragmático poderia render-lhe outra indicação para o Oscar.

A força dramática de Matt Damon é impressionante e toda vez que ele aparece, ‘Além da Vida’ ganha força, mas aquela velha máxima das ‘várias histórias paralelas que se cruzam ao final’ já cansou e Hollywood ainda não percebeu isso. Lá pelo meio da projeção, o ritmo lento dá sono, além de algumas cenas parecerem ter sido escritas por algum autor de novela da Rede Globo.

O lado positivo vai para a tentativa de explicar e pautar o lance da paranormalidade, de haver muitos charlatões no meio, mas também gente cética e confiável. No momento mais emocionante do longa – quando o garotinho conversa com um ente querido já falecido –, Eastwood tem o cuidado de ser o mais delicado e sutil possível, tanto nos ângulos quanto nos diálogos e na fotografia escurecida.

Uma jornalista francesa que está de férias é surpreendida por um tsunami que arrasa o local e passa por uma experiência de quase morte. Dois irmãos gêmeos que tem uma mãe alcoólatra têm a vida mudada completamente após um acidente fatal e um homem com poderes paranormais, sente dificuldades em relacionar com outras pessoas. A vida de todos eles irá se cruzar.

A entrada de Bryce Dallas Howard (‘Homem Aranha 3’), lá pela metade, agrada, mesmo que sua personagem tenha atitudes previsível demais.
Ao contrário de suas obras anteriores, o diretor nos apresenta algo de fácil apelo e com um final irritante. Foi a tentativa de criar um produto ‘oscarizável’, mas esse tiro saiu pela culatra!

Título Original: Hereafter
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Clint Eastwood
Elenco: Matt Damon, Bryce Dallas Howard, Jay Mohr, Richard Kind, Cécile De France, Jenifer Lewis

ORÇAMENTO: —


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que achou de ALÉM DA VIDA ?
* Já passou por uma experiência, que você acredite ser mediúnica ?

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • Ainda não vi o filme, mas me interessei devido ao assunto. Sou espírita e acredito sim em vida pós-morte e esses assuntos tão intrigantes.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas