You are here:  / Críticas / Trailers / Aconteceu, Virou Manchete: documentário sobre a saudosa emissora carioca

Aconteceu, Virou Manchete: documentário sobre a saudosa emissora carioca

A Rede Manchete esteve no ar de 05 de junho de 1983 a 10 de maio de 1999 (confira o último encerramento da emissora aqui) e apesar de suas diversas crises financeiras, greves e o desfecho triste, marcou época e ainda vive no coração de muitos espectadores que puderam acompanhá-la. Inovou na parte técnica, trouxe para o Brasil os animês (Cavaleiros do Zodíaco, Shurato e etc.) e tokusatsus (Jiraya, Winspector e etc.), produziu novelas de qualidade nunca antes vista e bateu de frente com a toda poderosa Rede Globo.

Aconteceu, Virou Manchete’ é uma homenagem a altura da extinta emissora e talvez por causa deste amor, o diretor Fernando Borges, tenha apenas comentado rapidamente das dívidas monstruosas e das dificuldades que corroboraram com o fim daquele sonho de Adolpho Bloch.

Muitos dos entrevistados como Lucinha Lins, André Auler, DaiseDiuana, Eloy DeCarlo e tantos outros, relembram as conquistas – principalmente quando conseguiam maior audiência ou uma notícia mais rápida que a Rede Globo – e a forma familiar de convivência dentro do Edifício Manchete, no Rio de Janeiro e essa espécie de proximidade íntima com o público, ultrapassa a tela e cativa o espectador.

O saudosismo chega também através de imagens raras da programação, além das vinhetas que marcaram época, com uma mistura de cenários reais e muita computação gráfica – quem não se lembra do ‘M’ sobrevoando as principais cidades do país, até chegar à sede da emissora?

Aconteceu, Virou Manchete é um trabalho maravilhoso (apoiado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e que merece ser descoberto por todo e qualquer cinéfilo e espectador mais atento. É a história do país e de nossa televisão contada de maneira leve e divertida, só acredito que 80 minutos seja um tempo muito curto para conseguirem apontar todos os fatos marcantes da Rede Manchete, fora isso, é um filme impecável.

Título Original: Aconteceu, Virou Manchete!
Ano Lançamento: 2013 (Brasil)
Dir: Fernando Borges

ORÇAMENTO: —
NOTA: 9,0

Assista ao filme na íntegra:

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas