You are here:  / Críticas / A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

É por essas e outras que o cinema continua sendo uma das minhas maiores paixões. Com ele, conseguimos entrar numa espécie de máquina do tempo e revemos com nossos próprios olhos – e algumas licenças poéticas – vidas que jamais sonharíamos conhecer e um passado tão remoto e belo que apenas um mestre deste segmento seria capaz de trazê-lo.

Martin Scorsese (Os Infiltrados) escancara toda sua devoção por Georges Melies neste ‘A Invenção de Hugo Cabret’ e ainda acha espaço para citar e homenagear os Irmãos Lumiere no clássico “A Chegada do Trem à Estação”, numa cena de tirar o fôlego, a ficção “Metrópolis” e sua marcante personagem Maria e “O Homem Mosca”, com a paixão do garotinho e seu pai pelos relógio e por outra seqüência magistral de aventura que não vale ser citada para não estragarmos a surpresa.

Os detalhes na reconstrução de Paris chegam a ser surreais e somados à fotografia que é propositadamente envelhecida, moldam uma das obras mais magníficas dos últimos tempos no quesito técnico.
Já o roteiro, escrito por John Logan e tirado das páginas do livro de Brian Selznick, é amplamente favorecido pelo elenco, com destaque para o garotinho Asa Butterfield (O Menino do Pijama Listrado), a linda Chloe Moretz (Kick Ass – Quebrando Tudo) e o sempre talentoso Ben Kingsley (A Lista de Schindler).

Estamos na Paris de 1930 e a Hugo, é um garoto órfão que mora em uma estação de trem. Um dia um velho chamado Georges rouba o caderno do garoto – o objeto e um robô autômato desativado, são as únicas lembranças que tem de seu pai.
Nessas idas e vindas, Hugo conhece Isabelle e juntos irão descobrir muito mais do que jamais imaginavam!

Em épocas em que o cinema está abarrotado de muito lixo cinematográfico, é sempre bom poder respirar aliviado e perceber que ainda existe uma ‘luz no fim do túnel’. Que os mais novos aprendam com Hugo o que é cinema… Obrigado ao cinéfilo MARTIN SCORSESE!

Título Original: The Invention of Hugo Cabret
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Martin Scorsese
Elenco: Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law, Helen McCrory, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Christopher Lee, Sacha Baron Cohen, Ray Winstone

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: 150 Milhões de Dólares

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca