You are here:  / Destaque / Seriado / 4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio

4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio

Eae galera, Carnaval já passou! E você foi viajar ou ficou maratonando séries? Claro que a minha resposta é a segunda opção. E entre as maratonas, assisti a 4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio e é sobre ela que vou falar agora.

No geral, talvez pelo excesso de expectativa, achei esta temporada mais fraquinha que as outras. Não tive muitas explosões mentais, não houve tanta angústia e nem fiquei muito tempo olhando para o nada após alguns episódios, como aconteceu anteriormente.

Dos 6 episódios, 4 deles tiveram a temática com alguma vertente de chip implantado na mente ou da mente sendo transferida como um software para um chip. Mas vamos analisar cada um desses episódios (COM SPOILERS):

s04e01 – USS Callister

Episódio que a princípio parece uma sátira de Star Trek surpreende e vai muito além disso. É claro que a homenagem ao seriado clássico é evidente, mas a trama e o desfecho nos deixam perplexos, pensativos e, claro, empolgados.

4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio

Cena do seriado Black Mirror

As aventuras espacias da USS Callister são, na verdade, um programa de computador onde os personagens são feitos com o DNA de pessoas reais e possuem consciência. O criador deste entretenimento, que na vida real é um bunda mole, moldou uma simulação particular. Ou seja, todos ali eram as pessoas que trabalhavam com ele e, nessa simulação, ele revelava o seu alter ego: que era uma pessoa muito ruim.

s04e02 – Arkangel

Seguindo a linha de implante de chip, uma mãe após quase perder sua filha em um parque, resolve implantar na menina um chip que, entre outras coisas, permite a mãe saber a exata localização e até ver o que a filha está vendo. A menina cresce e aí você já deve imaginar que o bagulho vai ficar loko né.

4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio

Cena do seriado Black Mirror

Foi um dos episódios que mais me fez pensar nessa relação de pais e filhos. Quais são os limites na educação de uma criança? Quais as melhores maneiras de educar um filho? Enfim, um roteiro bem interessante para esse tipo de reflexão.

s04e03 – Crocodile

Tinha grande potencial, mas teve um desenvolvimento não tão legal e um desfecho até meio bizarro. No começo, nossa protagonista e um amigo atropelam e matam um ciclista, jogam o corpo na água e passam a viver como se nada tivesse acontecido.

4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio

Cena do seriado Black Mirror

Alguns anos depois, ela é bem sucedida e esse amigo volta querendo jogar a m* no ventilador. O que ela faz? Lógico, mata esse cara também!

Aí temos novamente algo com relação a chips na mente. Mas este chip consegue ler as memórias de uma pessoa e é utilizado, neste caso, por uma investigadora de seguros. Para saber tudo à respeito de um acidente, ela começa a ir atrás das testemunhas que continham o objeto. Eis que ela chega até nossa protagonista, que testemunhou o acidente no mesmo dia em que ela matou aquele ex amigo dela. O que ela faz? Mata também essa investigadora!

Isso é o que não ficou muito claro. Não deu pra entender muito bem o motivo dessas atitudes e enfim, o episódio continua e ela é finalmente desmascarada.

s04e04 – Hang the DJ

Um dos melhores da temporada! Aqui o principal item da trama é um aplicativo: tipo o Tinder do futuro. Ele cria os casais e diz por quanto tempo deve durar a relação e, com isso, vai gerando o perfil de cada pessoa até que, por fim, encontra o par ideal e que deve ficar junto para o resto da vida.

4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio

Cena do seriado Black Mirror

A ideia parece meio absurda, mas nos faz pensar como levamos nossas relações. No final, mostra que não é nenhum software de relacionamento que cria os casais, mas sim o amor verdadeiro. É até bunitinho!

s04e05 – Metalhead

Para muita gente um dos melhores episódios da temporada… para mim o pior!

Veja bem, se ele fosse lançado fora da série, como um “curta-metragem” (não seria um curta porque tem mais de 30 minutos) seria muito bom. Principalmente para quem é fã de Exterminador do Futuro.

4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio

Cena do seriado Black Mirror

Filmado inteiramente em preto e branco e praticamente sem falas, temos uma trama simples, objetiva e sem reviravoltas – o que faz com que não tenha aquele impacto característico da série. Temos angústia e um senso de urgência, já que, em resumo, a história é fala sobre a “Sarah Connor” fugindo de robôs cachorros assassinos em um futuro pós apocalíptico. Mas repito: para um episódio de Black Mirror falta alguma coisa.

s04e06 – Black Museum

Um belo episódio para fechar a temporada. Parece um episódio de Black Mirror sobre a própria série.

Difícil de ser explicado. Mas uma garota viajando sozinha, para nesse museu de “artefatos criminológicos autênticos”. Não tem mais ninguém por lai e então o próprio dono do lugar faz o tour com ela e vai explicando do que se trata algumas peças em exibição. O legal aqui é perceber que muitas coisas têm relação com outros episódios.

4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio

Cena do seriado Black Mirror

Há alguns flashbacks e não dá pra saber muito bem para onde a história vai. Até que eles chegam na atração principal: um holograma com consciência de um homem condenado a morte, onde os visitantes podem recriar o momento da sua condenação na cadeira elétrica.

E aí meus amigos, temos um belo desfecho, que não vou contar aqui. E chegamos ao final desta análise da 4ª temporada de Black Mirror, episódio por episódio.

Então, diz aí? Já assistiu ao programa? Qual episódio você mais gostou? E qual menos gostou? Conta pra gente!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Board Games