You are here:  / Críticas / Premiações / 3 Curtas do Oscar 2020

3 Curtas do Oscar 2020

Já havia comentado aqui no site a respeito do fofíssimo Hair Love e hoje, por conta do pouco tempo para a chegada da premiação mais esperada do cinema mundial, falarei sobre 3 curtas do Oscar 2020. São as animações Kitbull e Memorable e o documentário In the Absense, então, bora para os respectivos textos de cada um deles!

Com apenas 9 minutos de duração, Kitbull está entre os 5 finalistas na categoria Curta em Animação e é outro onde o espectador terá o coração aquecido tamanha fofura do roteiro, que coloca um gatinho abandonado diante da figura gigantesca de um pitbull que vive acorrentado e é maltratado pelo dono. 

Os gráficos tem uma espécie de esquisitice que se molda perfeitamente com a ambientação e a temática, pois tanto o cão quanto o felino não contam com o cuidado que deveriam ter da sociedade que o cercam. A diretora Rosana Sullivan deixa de lado os diálogos e, com isso, cria possibilidades para brincar com os sons.

3 Curtas do Oscar 2020

Com o selo Pixar de qualidade, o curta tem alma, solidez e nos deixa cada vez mais certos do quanto este estúdio consegue ultrapassar os limites de qualidade e nos entregar, quase sempre, obras que nos fazem entender melhor sobre a vida dos animais, de outros seres humanos e da nossa própria.

  • Memorable (Nota: 10,0)

Outro que está na categoria Melhor Curta em Animação, Memorable é o meu favorito pois além de contar com uma técnica de encher os olhos, ainda lida com o Mal de Alzheimer de maneira delicada e quase palpável, até porque, é extremamente difícil conseguir colocar em forma de imagens este processo de deterioração de nossa mente.

Vencedor do prêmio prêmio do Júri no Festival Annecy e do Júri Popular no Anima Mundi, o diretor Bruno Collet nos entrega um drama comovente sobre um senhor que está perdendo a memória e sua esposa que passa por um processo doloroso e cheio de angústias.

3 Curtas do Oscar 2020

Com passagens que parecem pinturas, Memorable é marcante para mim, pois minha falecida avó paterna foi acometida por esta doença e imaginar esta transformação sendo vivida por ela me remeteu a estes últimos anos de sua vida, mas também aos momentos felizes que passamos juntos e, de certa forma, é isso que importa no fim das contas!

Ao contrário dos outros dois citados acima, In the Absense concorre como Melhor Documentário em Curta Metragem e trata-se de um estudo sobre o descaso das autoridades (mais uma vez) diante de um acidente com uma balsa na Coréia do Sul que culminou em 312 mortes, onde boa parte eram alunos de uma escola secundária.

Yi Seung-jun, que dirige o projeto, vai intercalando áudios do comandante conversando com a guarda costeira – e desde este momento notamos a total inércia e falta de iniciativa daqueles profissionais e do governo -, além das imagens das gravações dentro da balsa, com as águas tomando conta do local e mensagens de texto dos estudantes para seus pais – muitas destas sendo as últimas conversas de suas vidas.

3 Curtas do Oscar 2020

São 28 minutos de pura angústia e tristeza, pois mais uma vez a ganância e as aparências passaram por cima do bom senso e das vidas humanas que estavam em jogo. É impossível ver e ouvir os relatos e a luta das mães e pais que perderam seus filhos por um mínimo de dignidade e respeito e não se comover e se incomodar. Por fim, após alguns anos, a balsa foi retirada do fundo do mar e a presidente Park Geun-hye sofreu o impeachment entre 2016 e 2017… mas nada disso trará de volta a vida de quem se foi.

E aí, você já conferiu estes 3 Curtas do Oscar 2020? O que achou? Comente com a gente!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca