You are here:  / Destaque / Especial CP / 20000 Léguas Submarinas no Cinema

20000 Léguas Submarinas no Cinema

Uma das maiores obras da literatura fantástica, escrita por Júlio Verne e publicado pela primeira vez em 1870, hoje falaremos sobre 20000 Léguas Submarinas no cinema!

Para quem não sabe, conta a história do Capitão Nemo e sua tripulação, que não têm mais contato com os humanos e vivem do que o mar dá para eles. Mas pelos estragos causados em outras embarcações pelo submarino de Nemo, algumas pessoas da superfície começam a achar que existe um monstro marinho causando tudo aquilo. Agora é questão de tempo para que o Professor Aronnax crie um navio para caçar a suposta aberração.

Nos cinemas houveram diversas obras que tentavam recriar o mundo fantástico tirado da mente de Verne. Começando no início do século passado com um curta metragem de 18 minutos lançado em 1905 e outro dirigido pelo famoso George Meliès dois anos depois. Na década seguinte outras três obras chegaram, sendo uma britânica dirigida por Stuart Paton e outras duas norte-americanas (uma delas em animação).

20000 Léguas Submarinas no Cinema

Cena do filme dirigido por George Meliès

Mas foi apenas em 1954 que a versão mais famosa ganhou o mundo! Com Kirk Douglas como Ned Land e James Mason como Capitão Nemo e Richard Fleischer na direção, contou com a produção de Walt Disney e fez uma excelente carreira nos cinemas, arrecadando quase quatro vezes mais do que foi orçado e faturando o Oscar de Efeitos Especiais.

Nas décadas de 70 e 80 e 2000 tentaram repetir o feito com outras produções animadas (duas americana e outra australiana) e outros dois longas metragens de 1997, feitos diretamente para a TV. Um deles contava com a participação de Michael Caine como Capitão Nemo, mas todas são versões completamente esquecidas pelo grande público.

20000 Léguas Submarinas no Cinema

Cena do filme estrelado por Michael Caine

Por fim e não menos importante, o diretor David Fincher chegou a cogitar a possibilidade de filmar uma versão com Brad Pitt no elenco, mas por conta do alto orçamento foi colocado na gaveta por tempo indeterminado. Então, outras três produtoras surgiram com as mesmas ideias:

  • em 2016 houveram rumores de que a 20th Century Fox queria contar com Bryan Singer na direção (e ele já teria até um roteiro pronto), mas o projeto se mantém na geladeira até o momento;
  • o estúdio francês Wild Bunch pensou em em Christophe Gans (Terror em Silent Hill) para o comando e contava com uma coprodução chinesa. É outro projeto estagnado;
  • E a Disney queria uma história de origem para o Capitão Nemo, sendo dirigida por James Mangold.

E aí, qual sua versão favorita de 20000 Léguas Submarinas no Cinema? Comente com a gente!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca