You are here:  / Críticas / Premiações / 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

Já que ‘O Mordomo da Casa Branca’ não teve forças, mesmo com mais de 100 milhões de dólares de faturamento nas bilheterias, para ser indicado nas principais categorias do Oscar 2014, ’12 Anos de Escravidão’ chega com totais condições de levar a principal estatueta da noite. Comparo os dois filmes, pois, além de terem temáticas semelhantes, serve como parâmetro de diretores de uma nova safra, e se Lee Daniels pecou no dramalhão desnecessário, Steve McQueen ousa em tomadas longas e violência crua.

Os diálogos pesados, que são desferidos pelos ótimos atores, como Michael Fassbender (Shame), por exemplo, doem tanto nos espectadores quanto todas as chicotadas vistas ao longo dos 130 minutos. Notamos então, que Hollywood pode sim fazer um filme de verdade, que tenha a coragem de denunciar os maus-tratos que ocorreram e ainda ocorrem contra negros.

Ainda que aja certa demora no primeiro ato para que o roteiro engrene de vez, este drama não tem medo de mostrar que todos os escravos estão lutando pela própria sobrevivência, portanto, por mais humano que se tente ser, hora ou outra terão que servir de cobaia para as megalomanias de seus ‘donos’ e espancarem uns aos outros como forma de castigo.

Solomon Northup é um homem negro que perdeu seu pai muito cedo, mas que havia ganhado sua liberdade. Porém ele é seqüestrado e passa a trabalhar novamente nas plantações de alguns proprietários violentos. Seu objetivo agora é retornar para sua esposa e seus filhos, para isso contará com a ajuda de um advogado que encontra no meio de sua jornada.

Na parte estética tudo é perfeito, desde a fotografia escurecida, até o elenco, encabeçado pelo incrível Chiwetel Ejiofor (O Gangster), passando por Sarah Paulson (The Spirit – O Filme) e Paul Dano (Os Suspeitos). Se a sétima arte pode entreter, também tem o dever de causar discussão e por isso ’12 Anos de Escravidão’ merece respeito, aplausos e muitos prêmios.

Título Original: 12 Years a Slave
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Steve McQueen
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Brad Pitt, Quvenzhané Wallis, Benedict Cumberbatch, Paul Dano, Sarah Paulson, Paul Giamatti

ORÇAMENTO: 20 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • NÃO SEI AINDA NÃO VI O FILME!

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas